InícioEducaçãoAlunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto colocam mensagem em...

Alunos do Agrupamento de Escolas de Celorico de Basto colocam mensagem em “Caixa do tempo”

O Centro Interpretativo do Castelo de Arnoia acolheu hoje, 16 de abril, a etapa final do programa artístico e cultural “Cuidadores do Património – Coragem de Cuidar” com a entrega de uma caixa do tempo onde os alunos de duas turmas do 10º ano da Escola Básica e Secundária de Celorico de Basto colocaram uma mensagem criativa direcionada às gerações futuras. 

 

Iniciativa é promovida pela Rota do Românico com o apoio do Município e o Agrupamento de Escolas e visa, de acordo  com informação enviada pela Rota “desafiar os jovens a explorar emoções, a imaginação e a memória coletiva, promovendo uma aproximação ao património e a novas formas de relação com a cultura e o território”.

Prevê-se que a caixa só seja aberta daqui a 20 anos, em 2046, permitindo às gerações vindouras uma maior reflexão sobre as emoções e vivências relacionadas com o património. A vereadora com o pelouro da cultura do Município de Celorico de Basto, Maria José Marinho, acrescenta que esta é uma ação “verdadeiramente marcante para os nossos jovens levando-os a viver o património em pleno, sobretudo os monumentos próximos sendo uma forma de responsabilizar as atuais gerações para a importância de “cuidar” do nosso património, e em simultâneo a memória coletiva de centenas de anos de história”.

 

ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -
junho a bolir celorico2026