O maior incentivo da caminhada é o Caldo tal como os antigos faziam naquela localidade, no concelho de Celorico de Basto
O lugar de Lourido, mesmo junto à estação, acolheu mais uma iniciativa do Caldo D’Avó, e contou com a participação de mais de 300 pessoas oriundas de vários pontos do país. A caminhada do Caldo d’Avó seguiu um percurso meticulosamente definido pela organização, sempre com o objetivo de elevar as expetativas.

Por caminhos rurais, linhas de água, ecopista, trilhos, paisagens soberbas, a caminhada de grau moderado voltou a não desiludir os participantes que se mostraram “radiantes” com a experiência vivida. No final, desfrutaram de um “delicioso” caldo d’Avó, o prémio depois de 7 kms a caminhar.

Um dos participantes, o Presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, José Peixoto Lima, que como é habitual integrou a caminhada, felicitou a organização Caldo d’Avó pela escolha do percurso e por toda a organização deste evento que conta com cada vez mais participantes. “Felicito a organização por mais uma caminhada, por um percurso interessante, com paisagens sublimes e percursos bem definidos. Esta iniciativa que inicia e termina na nossa reabilitada estação de Lourido é um exemplo claro da capacidade organizativa da comunidade que se associam a entidades e parceiros e colocam em prática sonhos que se transformam em eventos, eventos que promovem o território, a gastronomia e os seus usos, costumes e tradições”.

O Caldo D’Avó nasceu por iniciativa de um grupo de amigos que desenvolveram uma caminhada circular que culmina com um delicioso repasto, o Caldo d’Avó. A caminhada tem ganho cada vez mais participantes pela originalidade, pela preservação da cultura popular e pela paisagem única de Lourido. Luís Matos, da organização, assegura que “esta iniciativa tem vindo a crescer de forma consistente e contribuído para promover este território em valor, identidade e procura. Este ano estávamos particularmente preocupados por causa das condições meteorológicas previstas, e retiramos dois kms ao percurso, felizmente correu tudo bem, e a caminhada decorreu sem qualquer problema”.



