A convite do Chefe de Estado, uma comitiva celoricense composta pelo presidente da Câmara Municipal, vereadores com pelouro, atuais presidentes de junta e presidentes de junta que cessaram funções estiveram em visita institucional no palácio de Belém, a escassos dias do termino do mandato presidencial e que simboliza a boa relação institucional e pessoal estabelecida entre o Chefe de Estado e o Município de Celorico de Basto.
A visita mostrou-se verdadeiramente inspiradora com Marcelo Rebelo de Sousa a conduzir a comitiva pelas diferentes salas protocolares da residência oficial do Presidente da República – sala das Bicas, sala dourada, sala dos embaixadores, sala de jantar, a capela – e pela exposição de Paula Rego, permitindo uma verdadeira viagem no tempo por séculos de história contados ao pormenor pelo chefe de Estado.

Esta visita constituiu uma oportunidade para felicitar o Chefe de Estado pelo trabalho inexcedível desenvolvido ao longo de dez anos de mandato, marcado por uma forte proximidade às populações, pela valorização do poder local democrático e pelo permanente compromisso com a coesão territorial, a estabilidade institucional e a defesa dos valores fundamentais da República.
José Peixoto Lima destaca o “papel agregador e humanista desempenhado por Sua Excelência, bem como o contributo decisivo para o reforço da confiança dos cidadãos nas instituições democráticas, deixando um legado amplamente reconhecido no panorama político e institucional nacional e internacional”. O Chefe de Estado durante 10 anos passou por “grande transformações políticas, sociais e económicas tendo tido um papel diviso na coesão territorial”. Sublinha que “para Celorico de Basto será sempre uma honra e um privilégio ter como seu conterrâneo o Presidente da República”.
Ao longo da visita, Marcelo Rebelo de Sousa assegurou que está completamente disponível “para voltar a colaborar, com proximidade e disponibilidade para ajudar a promover Celorico – sempre fui próximo, e sempre serei próximo e espero voltar a contribuir para a festa do livro, com a presença de grandes autores e figuras nacionais”. “Em tempos” dizia “levei figuras de vários quadrantes políticos e figuras públicas de referência nacional, quero continuar a contribuir, agora com mais tempo para projetar a terra que sempre me soube acolher”.
A comitiva celoricense esteve aproximadamente 3 horas no palácio de Belém tendo ainda oportunidade de ver os jardins do palácio com mais de 500 anos de história classificado como monumento nacional desde 2007.


