A igreja de Britelo, em Celorico de Basto, recebe hoje a imagem Peregrina de Nossa senhora de Fátima Peregrina e dedicará a segunda-feira à oração e devoção, anunciou fonte da autarquia.
“É uma grande alegria ter Nossa Senhora de Fátima Peregrina connosco permitindo-nos reavivar a nossa fé, vivendo de perto a mensagem e a espiritualidade de Fátima. É preciso evangelizar, com momentos de oração e devoção que permitam o encontro pleno de cada cristão com Fátima e assim possam chegar, por seu intermédio, a Cristo”, assinalou o arcipreste de Celorico de Basto, Padre Albano Costa, citado em comunicado.
Em 2017 comemora-se o Centenário das Aparições de Fátima, uma efeméride celebrada com uma ação simbólica de evangelização. De maio de 2015 a maio de 2016 a Imagem Peregrina de Nossa Senhora passará por todas as dioceses de Portugal, numa grande peregrinação festiva.
“Trata-se de um momento único para todos os fiéis de Celorico de Basto, receber a Imagem de Nossa Senhora de Fátima Peregrina. Temos a perceção da necessidade urgente de revitalizar a vivência de fé, e este será uma forma bem conseguida de aproximar os fiéis de Nossa Senhora e os seus dogmas,” disse o presidente da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Joaquim Mota e Silva.
Esta ação advém da proposta feita pelo Plenário da Conferência Episcopal Portuguesa acolhida com entusiasmo pelos Bispos Portugueses, propondo a cada diocese a receção da Imagem de Nossa Senhora de Fátima Peregrina, com momentos de devoção e oração propomos a cada diocese momentos de oração e celebração, bem como encontros de catequese e formação que permitam desenvolver os gérmens da Palavra de Deus lançados aos corações.


