O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que a Casa-Museu de Vilar, em Lousada, é “uma maravilha”, dizendo-se “muito feliz” por ter visitado, no sábado, aquele espaço, único no país, dedicado ao cinema de animação, a convite do seu proprietário, o realizador e produtor Abi Feijó.
“Estou muito feliz. Eu já conhecia a obra, o percurso e a carreira dos dois”, afirmou referindo-se a Abi Feijó e à realizadora Regina Pessoa, que conduziram a visita.
O Presidente recordou à nossa reportagem ter tido a oportunidade condecorar Abi Feijó, em 2022.
“Mas faltava-me ver [o museu]. Tive a oportunidade [agora] de ver com tempo e percorrer tudo e ver tudo. É uma maravilha do ponto de vista ambiental, é uma maravilha de aproveitamento de uma realidade arquitetónica antiga”, referiu.
Acompanhado do presidente da Câmara, Pedro Machado, e do vereador Nelson Oliveira, o chefe do Estado, além de outros convidados, visitou o espaço onde se encontra o espólio dos filmes realizados pelos dois realizadores de animação, ao longo de cerca de 25 anos de trabalho.
O museu apresenta desenhos e equipamentos do cinema de animação que permitem perceber a evolução tecnológica, merecendo vários elogios do chefe do Estado.

Marcelo Rebelo de Sousa assinalou a “animação e a criatividade” daquele museu ligado ao cinema de animação, por ser “tão original”.
Durante a visita, percorreu também a áreas envolvente à casa, nomeadamente os seus jardins centenários, onde elogiou o enquadramento natural do espaço e o aproveitamento arquitetónico de um edifício histórico.


