O Município de Lousada está a reforçar as medidas de combate à vespa velutina, espécie invasora que representa uma ameaça significativa para a biodiversidade e para a atividade apícola.
Com a chegada da primavera, período particularmente crítico para a proliferação desta espécie, têm-se registado novos avistamentos no concelho. Nesse sentido, a autarquia está a promover uma campanha de prevenção e controlo, que inclui a distribuição gratuita de armadilhas aos munícipes.
As armadilhas podem ser levantadas no Edifício do Ecocentro Municipal a partir de dia 14 de abril até ao final do mês, de segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00 e ao sábado das 10h00 às 12h00.
Esta iniciativa tem como principal objetivo a captura das vespas fundadoras, responsáveis pela formação de novos ninhos. A atuação nesta fase do ciclo biológico é considerada essencial para limitar a expansão da espécie ao longo do ano.
A entrega das armadilhas vai ser acompanhada de informação técnica sobre a sua correta instalação e manutenção, bem como sobre os atrativos a utilizar, garantindo assim uma maior eficácia no combate à vespa velutina.
(créditos fotográficos NATIVA)


