Antonino de Sousa espera que a obra possa estar concluída até ao final do primeiro trimestre do próximo ano
A Câmara de Penafiel vai iniciar, nas próximas semanas, a construção de duas rotundas, na zona do entroncamento da Autoestrada 4 com a Variante à EN 106, para eliminar ponto de sinistralidade na cidade.
De acordo com o presidente da autarquia, Antonino de Sousa, só falta o visto do Tribunal de Contas para se poder iniciar a empreitada orçada em 1,58 milhões de euros, mais IVA.
O valor será integralmente suportado pelo orçamento municipal.
Aquela solução rodoviária era reclamada em Penafiel há décadas devido ao elevado número de acidentes rodoviários ocorridos naquele ponto e ao estrangulamento de trânsito causado numa das principais entradas da cidade, sobretudo nas horas de ponta.

Nesse ponto, onde surgirá a primeira das duas novas rotundas, confluem várias estradas, nomeadamente a saída Penafiel Norte da Autoestrada 4 (zona das portagens), a variante que liga Lousada a Penafiel (uma das estradas mais movimentadas do Vale do Sousa) e o acesso local à zona de Novelas, onde se localiza a estação ferroviária da cidade.
Logo a seguir, no sentido Lousada-Penafiel, encontra-se outro ponto de estrangulamento rodoviário, que é o entroncamento da variante à EN 106 com o acesso à Zona Industrial n.º 2, por onde passam milhares de viaturas diariamente devido à concentração de fábricas e grandes superfícies comerciais. Será nesse ponto que surgirá a segunda das duas rotundas previstas na empreitada.

As obras vão acontecer após anos em que a autarquia foi propondo à tutela diferentes soluções (segundo o autarca pelo menos três), acabando por ser validada a atual, que prevê duas rotundas.
Na nova rotunda junto ao acesso à autoestrada também entroncará uma via já construída, mas ainda encerrada ao trânsito, de ligação à estação ferroviária e à nova central de transportes, também já executada, que aproximará o centro da cidade dos dois equipamentos, com ganhos em termos de mobilidade.

Aquela rotunda (a maior das duas) contará com uma passagem inferior exclusiva para ciclistas e peões que circulam a partir do novo acesso à central de transportes.
Antonino de Sousa espera que a obra possa estar concluída até ao final do primeiro trimestre do próximo ano.











