InícioAutarquiasPenafiel inaugura duas rotundas de acesso à A4 reclamadas há uma década...

Penafiel inaugura duas rotundas de acesso à A4 reclamadas há uma década (C/VÍDEO)

Penafiel inaugura, no domingo, duas rotundas de acesso à Autoestrada 4 (A4), um investimento de dois milhões a cargo da câmara e reclamada junto da administração central desde 2015 para acabar com a sinistralidade.

 

 

“Era uma necessidade imperiosa para pôr termo à sinistralidade naquele cruzamento”, disse hoje à Lusa Antonino de Sousa, presidente daquele município do distrito do Porto.

O autarca recorda que, durante cerca de uma década, a câmara procurou sensibilizar a concessionária Brisa e a Infraestruturas de Portugal (IP) para a necessidade da obra, encontrando uma solução rodoviária que garantisse a segurança e a fluidez ao tráfego, mas nunca obteve resposta positiva.

Face à situação, que se arrastava indefinidamente, o município acabou por assumir o encargo da construção. Contudo, lamentou, teve de submeter à IP sucessivos projetos que foi elaborando.

 

Município teve de assumir custo total da obra

 

Ao fim de alguns anos, houve finalmente luz verde da tutela para ser executada a obra, na condição de ser a autarquia a assumir os encargos, o que acabaria por acontecer.

“É uma tremenda injustiça esta verba do orçamento do município ter de ser direcionada para uma empreitada que devia ser competência da administração central”, criticou o presidente.

Ressalvou, porém, que as necessidades de garantir uma maior segurança e melhorar a fluidez rodoviária naquela entrada da cidade determinaram a decisão política do seu executivo de assumir o encargo da empreitada.

Antonino de Sousa recorda os constrangimentos de trânsito observados no cruzamento da saída da A4 com a Estrada Nacional 106 (ligação a Lousada e Paços de Ferreira), provocando longas filas, inclusive, em momentos pontuais, na própria autoestrada.

 

 

Além da obra, o município teve de suportar outros encargos prévios para viabilizar os trabalhos, como aquisição de terrenos, estudos, projetos e auditorias de segurança, frisou.

 

Melhores acessos à estação ferroviária

 

As duas novas rotundas garantem agora uma interligação segura à autoestrada, ao trânsito local para a zona de Novelas e à zona industrial.

Além disso, enfatiza o presidente, da maior das duas rotundas sai o ramal para uma nova via, construída há alguns anos, de ligação à estação ferroviária, à central de transportes e ao futuro centro de saúde, em construção, que deverá estar pronto após o verão.

“Essa via [que será agora aberta à circulação de viaturas] aproximará o centro da cidade de importantes serviços, com vantagens para todos”, anotou.

 

As rotundas contam ainda com uma nova passagem subterrânea destinada à circulação de peões e bicicletas, em direção à nova via de acesso à estação de caminho-de-ferro.

“Foi uma obra complexa, mas executada rapidamente e sem constrangimentos de trânsito enquanto decorriam os trabalhos”, concluiu Antonino de Sousa.

 

ARTIGOS RELACIONADOS
- Publicidade -