O Agrupamento de Escolas de Pinheiro em Penafiel teve em funcionamento durante o ano letivo 2025/2026 o projeto “O Xadrez Vai à Escola”, envolvendo quase 400 alunos, iniciativa em parceria com o Município.
Esta é uma iniciativa pedagógica de referência que promove competências cognitivas, sociais e estratégicas junto da comunidade escolar, e que teve um apoio reforçado do Município de Penafiel durante este ano letivo.

No Agrupamento de Escolas de Pinheiro este projeto estava previsto para algumas turmas, mas acabou por ser estendido ao agrupamento, fruto também do apoio do município que disponibilizou 30 tabuleiros de xadrez, 30 conjuntos completos de peças e 30 relógios digitais de xadrez.
O Prof. João Paulo, coordenador do projeto “O Xadrez Vai À Escola”, salientou ao TâmegaSousa.pt “a interação entre diferentes idades, especialmente na cantina durante o horário de almoço, onde os alunos mais velhos acabavam por atuar como tutores dos alunos mais novos”.


