O novo Trilho de Nossa Senhora do Vau foi ontem inaugurado em Amarante, numa extensão de 4,5 quilómetros, na margem direita do rio Tâmega, com início na Praia Aurora em direção a montante.
Durante a cerimónia, o presidente da autarquia, José Luís Gaspar, realçou o trabalho realizado desde 2017, e que permitiu “devolver o rio à cidade, ampliando Amarante do ponto de vista ambiental, na atratividade turística e no bem estar para a população”.
Na construção deste novo percurso pedonal foram utilizados apenas materiais naturais como pedra, terra e madeira.
Este novo trilho ribeirinho complementa o das Azenhas e o dos Castanheiros com extensão de quatro e seis quilómetros, respetivamente.

O Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, esteve presente na inauguração deste trilho de Nossa Senhora do Vau, tendo sublinhado a importância da “valorização do património ambiental”, e da criação de espaços que proporcionam a realização de atividade física pela população.

A autarquia de Amarante tem já projetados novos trilhos que complementarão os existentes e que permitirão a criação de um anel nas duas margens, com uma extensão equivalente à prova de meia maratona (21 quilómetros) e que incluirá duas pontes pedonais.
Além da inauguração deste trilho, foram disponibilizados no Espaço Multifuncional do Rossio, um parque infantil e um parque canino.


